logo

Move your Body, com Alencar Reinhold

Um bom tempo atrás eu quis começar a praticar yoga pois percebi que nessa pratica eu poderia aliar e aperfeiçoar a flexibilidade do meu corpo com a força muscular e concentração que eu precisava.

Sou bailarino profissional e desde sempre tive uma flexibilidade grande, porém não tinha força o suficiente para tirar total proveito dessa flexibilidade. As aulas regulares de ballet e dança contemporânea são essenciais para manter o físico e a minha dança, porém me encontrei na yoga.

A yoga tem como maior objetivo encontrar o equilibro entre o corpo e a mente. Trabalhando tanto o físico quanto o intelectual. Trazendo ao praticante o bem-estar, a diminuição do estresse e a funcionalidade de todo o organismo além da ampla consciência corporal.

“Trata-se de uma prática completa de desenvolvimento integral do ser humano: corpo, energia, emoções, pensamentos e intuição“, Bartira Elia, professora de yoga do Espaço Rennovar – Corpo & Consciência (SP).

 

Uma pratica que dá muita força muscular mas também alonga os músculos, fazendo com que os mesmos não cresçam demasiadamente; o que pra mim, como bailarino e modelo, não interessa.

Além de todo o trabalho físico nas mais variadas e diferentes posturas com seu tempo de permanência e repetições, a yoga tem todo um trabalho mental, somos guiados desde o que pensamos e principalmente no que sentimos. Trabalhando a sua concentração e o estar totalmente presente no momento da pratica; fazendo com que você eduque a mente à realmente prestar atenção no que está fazendo ali no momento presente e que não fique vagando em quaisquer outros problemas ou pensamentos da vida cotidiana. E isso eu incorporo no meu dia-a-dia mesmo, tanto nos Jobs, nas aulas de dança ou qualquer momento que eu precise de concentração total.

A respiração também é um ponto forte da yoga, toda a pratica física é guiada pelo seu ritmo respiratório, que você aprende a controlar e aprimorar. O nosso fluxo de energia é ativado através nos chakras e mantras vocalizados. Os órgãos internos através das posturas e torções são constantemente massageados, fazendo com que operem com total funcionalidade, trazendo um bem estar ao corpo todo. Como um aliado à yoga e a dança, o que eu sinto que melhora minha performance, eu costumo fazer um pouco de musculação também, sem exageros, para trabalhar com foco maior em certos grupos musculares que eu precise.

 

Por que praticar yoga?

– Melhora a qualidade de vida, promovendo bem-estar, serenidade e paz interior.
– Proporciona equilíbrio emocional.
– Melhora problemas de insônia e depressão.
– Estimula a circulação sanguínea.
– Diminui dores nas costas.
– Melhora a postura e o fortalecimento muscular.
Energiza corpo e mente.
Fortalece o organismo, tendo a saúde como foco principal.
– Não tem contra-indicações.

 

Acredito que o modelo deve ter o corpo esteticamente bonito mas acima de tudo saudável, ter consciência corporal para poder atingir as vezes algumas expectativas que o cliente tem e se conhecer para saber como está a sua imagem perante as câmeras.
Eu encontro o refinamento do meu corpo nas praticas tanto da yoga, como a dança e a musculação. Mas o importante é ter um etilo de vida saudável e se cuidar acima de tudo! 😉

 

 

 

 

 

 

Alencar Reinhold – @alencarreinhold

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *