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Falafel com requeijão de tofu

Nossa modelo Catherine Wippel preparou um post especial de uma receitinha vegana e low carb. Confira.

A culinária vegana tem crescido muito ultimamente, principalmente quando o assunto é cuidar da saúde. Ao que tudo indica, ela é muito superior à dieta baseada em produtos de origem animal e previne o surgimento de uma série de doenças. Ok, o principal é a saúde, sem dúvidas, mas e o corpicho? De onde vou tirar minhas proteínas? Como não sobrecarregar nos carboidratos?A questão das proteínas é fácil de responder: tem como conseguir tudo o que preciso sem nada de origem animal? Tem sim! E tem muito! Muitos produtos de origem vegetal tem até mais proteínas que a própria carne. O problema vem para os adeptos do “low-carb”, já que para conseguir essa quantidade de proteínas muitos carbos vem junto.
Aí vem a importância de selecionar bem os alimentos, pra conseguir tirar o melhor do mínimo possível 🙂Essa receitinha de bolinho de grão de bico (também conhecido como falafel) acompanhado de requeijão de tofu é uma ótima pedida pra quem está querendo manter a dieta e a saúde andando juntos.

Ingredientes bolinho:

– 1 xícara de grão de bico cru
– 1/2 cebola
– 2 dentes de alho
– 1 colher de café de sal rosa
– 1 colher de chá de graham masala (ou use os temperos que preferir, adoro páprica, noz moscada, coentro, curry…)
– 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
– 3 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
opcional: 3 colheres de sopa de farinha de aveia (vai deixar mais fácil de moldar, mas se não colocar fica mais “low carb”)

Modo de preparo:

Primeiro deixe o grão de bico de molho por no mínimo 12h (eu deixo 24hr) pois essa receita é com ele apenas demolhado, não precisa cozinhar! (Obs: meça a quantidade antes de colocar de molho, pois ele vai inchar bastante).
Depois desse tempo, escorra a água, processe tudo, faça bolinhas e coloque pra assar até dourar! Simples demais, né? Eu faço na air fryer, mas pode ser feito no forno (mais ou menos 20 minuto ou até ficarem douradinhos) ou até na frigideira com um pouco de óleo de coco. Os tradicionais são fritos em imersão, mas vamos ficar longe disso ok? 😉

 

Para o molho:

– 150g de tofu (uso o orgânico da samurai)
– 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
– meio limão espremido
– uma pitada de sal
– temperinhos a gosto (gosto de usar cebolinha e levedo de cerveja pra dar aquele gostinho de queijo)
– opcional: 1 colher de sopa de polvilho azedo (vai dar mais gostinho de requeijão, mas também adicionar carbos, então a escolha é sua) Só bater tudo no liquidificador e ser feliz! 😁 Esse “requeijão” é 100% low carb e super saudável! Rico em proteínas e gorduras boas, pode usar ele onde quiser, com o falafel, saladas, crepiocas… É só usar a criatividade!

Catherine Wippel – @catherinewwippel

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